quinta-feira, 8 de maio de 2008

O CÃO REFLETE AS ATITUDES DOS DONOS

Como todos já sabem, o cão é descendente do lobo, nascem e crescem para viver em matilha, por mais que queiramos humanizar o nosso cão, ele ficaria muito mais feliz vivendo com outros cães. Se comunicam entre eles, disputam território, cheiram uns aos outros, o que, é determinante para o metabolismo. Alguns donos de cães dizem: - ..."meu cão adora ficar sozinho, quietinho, não gosta de ficar com outros cães".... O que acontece na verdade, é que esses cães são solitários, têm medo, pois passam a maior parte do tempo isolados. Quando chegam no Willow, após um dia ou dois, começam a fazer monta, querem dominar, correm, começam a conhecer o verdadeiro mundo, o "mundo animal". Alertamos no entanto, alguns donos antes de deixarem seus cães em quaisquer hotéis, levá-los um dia ou outro no local onde eles vão ficar, para que eles se interem aos poucos, se adaptando ao local e convívio com os outros cães para que não sofram se sentindo abandonados. Alguns cães choram querendo companhia 24 horas, o que é praticamente impossível até mesmo para seus donos. Ouvimos falar: - ... Meu cão é terrível, morde móveis, pula, não aguentamos mais... . Alguns dizem: -... Se não conseguir mudar o comportamento do meu cão vou ter que desfazer-me dele.... O cão não é uma roupa que usa-se e depois se joga fora, o Direito dos Animais existe, e orgãos competentes punem donos de animais que não lhes proporcionam o mínimo para que ele viva dignamente. Portanto todos precisam refletir:

1) quando seu cão era filhote ele foi induzido a pular, sentar no color, mandar pegar.. 2) o seu cão nasceu pulando.. 3) você nunca pois seu cão sobre o sofá.. 4) seu cão nunca dormiu na cama... 5) seu cão tem um banheiro, onde possa fazer as necessidades desde filhote.. 6) seu cão dorme, come e faz as necessidades no mesmo local.. 7) você nunca fez brincadeiras para irritar o seu cão... 8) seu cão dormia dentro de casa, depois o colocaram para dormir fora..... 9) você nunca bateu no seu cão... 10) seu cão é feliz?

11) quando seu cão chegar na terceira idade viverá bem? ele toma sol, faz exercícios, como só ração, e a ração não fica o dia inteiro no comedouro, para afetar o estômago do seu cão.

12) o meu cão não terá displasia coxo-femural, porque não vive somente em piso frio. MUITO BEM! de quem é a responsabilidade?

Após estudos chego a seguinte conclusão: O comportamento do cão, corresponde ao tratamento que ele recebe desde filhote sem sombra de dúvidas. Quando o cãozinho é filhote, tudo é lindo, divertido, depois cresce e tudo se complica. O mesmo planejamento familiar para se ter uma criança em casa, deve ser feito ao adquirir um animal... deve ter espaço próprio para que ele cresça e se desenvolva, busque orientação profissional de como educá-lo, e o tratamento que deve ser realizado para que o comportamento do seu cão seja favorável evitando transtornos no futuro. Alguns cães que foram vítimas de maus tratos, têm dificuldades de aprendizado, conseguem ser adestrados, porém num período de tempo maior do que o cão saudável. Oriento no entato, ao adquirir um cão, não levá-lo para casa antes dos 45 (quarenta e cinco) dias de nascimento, pois se o retirar da mãe e dos irmãos, será um problema no futuro, e principalmente, iniciar aulas de adestramento a partir dos 60 dias, isto porque o cão aprende mais rápido e corresponderá as expectativas dos donos... O profissional com certeza dará instruções não somento ao cão, mas, principalmente aos donos de como agir diante das atitudes do seu cão, e só assim, então, poderão viver num lar harmonioso e feliz. "Lima,Tereza".

DIA 05/05/2008 CRECHE NO WILLOW

Arquivo do blog

Marcadores